Dia de Campo Torrinha


Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária

O dia de campo foi realizado no dia 16 de maio de 2010, na cidade de Torrinha-SP. As palestras foram apresentadas no auditório do Sindicato Rural, e a parte prática realizada na fazenda Nova Querência na propriedade do Sr. Carlos Rochite Neto.

As palestras foram ministradas pelo Prof. Dr. Paulo Roberto de Lima Meirelles e pelo Doutorando em Zootecnia Marco Aurélio Factori, ambos da FMVZ/UNESP de Botucatu-SP.
Na ocasião, foram apresentadas aos participantes algumas práticas de implantação e manejo da integração lavoura-pecuária, com visitação da área onde foi implantada a ILP de milho consorciado com braquiária, juntamente com algumas práticas de regulagem de maquinário.

O sistema de integração lavoura-pecuária tem se mostrado extremamente viável quando o objetivo é a recuperação ou reforma de pastagens degradadas ou quando se pensa em ter um maior aproveitamento da área, com a formação de pastagens, para serem utilizadas até o período do próximo plantio da lavoura, como por exemplo o milho.
Neste sistema a pastagem tende a aproveitar os nutrientes residuais das lavouras obtendo uma maior produção de forragem, e a lavoura ao aproveitar a palhada dos pastos no sitema de plantio direto, tende a melhorar a qualidade do solo. Por fim, o ganho esperado é para ambas as partes, tanto para a lavoura quanto para a pecuária.

O evento foi aberto ao público, com o foco principal nos produtores rurais da região.

Gostaríamos de agradecer ao Sr Carlos Rochite Neto, o qual é proprietário da Fazenda Nova Querência, ao Sr. Oswaldo Braz Zanatta pelo empréstimo do maquinário utilizado na ILP, ao Sr. Flávio Terra–FRIGONOBRE pelo patrocínio concebido, ao Sindicato Rural de Torrinha pelo apoio, e a todos que depositaram confiança na Empresa Jr. NUTRIR.

Fotos