Expedição 2006


Realizada nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2006 (feriado do dia 12 de outubro), a Expedição percorreu o interior paulista e foi até a cidade de Amaporã, no Paraná.

1 - Dia 12
Fazendas Bartiras (Rancharia - SP)

Fazenda que trabalha com sistema intensificado de cria de bovinos de corte, visando a produção de bezerros com elevado peso a desmama, contando com a ferramenta do cruzamento industrial. Profissionais capacitados manejam grandes áreas de pastagem, e sempre estão informados sobre as mudanças no mercado, que influencia diretamente na rotina da fazenda. Possui também uma área de 150ha de seringal, com projetos de dobrar a área de produção. Com o crescimento do setor canavieiro, que vem empurrando a bovinocultura país à dentro, as Fazendas Bartiras estão migrando seus rebanhos para o centro-oeste do país.

2 - Happy Hour
Rodízio de pizzas em Presidente Prudente - SP para os participantes da Expedição NUTRIR 2006. Momentos para discussões informais sobre as visitas e aprimorar o aprendizado.

3 - Dia 13
Fazenda Nova América (Tarumã - SP)

Fazenda situada dentro da Usina Canavieira Nova América, e possui duas atividades distintas: bovinocultura de corte e ovinocultura de corte. A pecuária vem perdendo espaço para a cana-de-açúcar, resultado disso foi a diminuição do rebanho elite de bovinos. Na ovinocultura, a fazenda optou por fazer apenas a recria de cordeiros, eliminando faze de cria, em função do espaço reduzido. A fazenda possui exemplares de carneiros Highlander. A fazenda utiliza estruturas e resíduos da usina na pecuária.

4 - Happy Hour
Rodízio de massas e pizzas em Paranavaí - PR para os participantes da Expedição NUTRIR 2006. Momentos de distração e recarga de energia para dar continuidade ao trajeto.

5 - Dia 14
Fazenda Santa Nice (Amaporã - PR)

Fazenda que apresenta o grande touro raçado, o Big Ben da Santa Nice, e conta com belos animais nelore elite, e recentemente implantou um projeto dentro da ovinocultura de corte. Fazenda que preza o bem-estar animal, tratamento esse percebido devido ao treinamento dos funcionários, que não maltratam os animais e não levantam o tom de voz, além de toda a estrutura planejada para esse fim. A ovinocultura, ainda no princípio, teve toda a implantação planejada detalhadamente, para se tornar uma referência no ramo. A fazenda se torna uma estação de cria do composto neozelandês Hightlander.

6 - Dia 15
Cabanha Araçá (Val Paraíso - SP)

Cabanha considerada modelo no sistema de produção me pasto e visa a produção de carneiros reprodutores da raça Sufollk e do composto neozelandês PRIMERA. Possui um sistema intensivo de manejo de pastagens, a fim de controlar a parasitose ovina. Os pastos são manejados com sistema alternado entre ovinos e bovinos, oferecendo um tempo de descanso necessário para a desinfecção de cada pasto após a lotação dos animais. O sombreamento também é visível, proporcionando locais apropriados para descanso dos ovinos.

Fotos