Expedição 2009


CRONOGRAMA

- Quinta-Feira (03/09): Saída de Botucatu 18:00h

- Sexta-Feira (04/09): Alto Taquari – MT visita a Fazenda Alvorada, a qual pratica cria, recria e engorda em um sistema intensivo de produção, onde o objetivo é a produção do novilho super-precoce, a fim de aumentar a produtividade da propriedade.

- Sábado (04/09) Mineiros – GO visita a Fazenda Conquista, a qual produz 3.000 litros de leite por dia, onde o sistema de produção é a pasto nas águas e em confinamento na seca. Esta fazenda apresenta um diferencial quanto às características do rebanho, pois possui animais mais apurados para o sangue holandês.

- Domingo (06/09): Santa Helena de Goiás – GO visita a Fazenda Santa Fé, a qual possui mais de 25 anos de experiência no Agronegócio, e atualmente vem aproveitando os ganhos proporcionados pela Integração Agricultura Pecuária para se especializar na Engorda de bovinos, em grande escala.

- Segunda-feira (07/09) = retorno a Botucatu 07:30h.

OBJETIVO
Proporcionar aos participantes (professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação) atualização das condições reais de sistemas intensivos e sustentáveis de produção de carne e leite, e ainda de produção agropecuária comercial onde é praticada a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em Sistema Plantio Direto (SPD), Identificar os fatores que levam ao sucesso e os fatores que são, até o momento, limitantes a adoção de ambos os sistemas e, com o conhecimento científico do grupo e com a experiência dos produtores, Propor pesquisas para solucionar os problemas identificados e validar as técnicas já bem sucedidas mediante o conhecimento dos fatores envolvidos, porém, ainda não explicados cientificamente.

Fotos