Expedição 2010


Expedição Rio Grande do Sul – RS

No ano de 2010, a Empresa Jr. de Nutrição de Ruminates realizou sua VII Expedição, a qual contou com a participação de alunos dos cursos de agronomia e zootecnia da UNESP de Botucatu e dos professores Mário e Cyntia. A viagem foi realizada dos dias 2 a 7 de junho e o local escolhido foi Rio Grande do Sul, onde contamos com a colaboração do ex-diretor da empresa, Luiz Maretti (Milheto).

A primeira visita foi à Cabanha Butiá na região de Passo Fundo. Nessa propriedade tivemos contato com a produção de leite de vacas Jersey e com as criações de ovinos Sulffok e cavalos Crioulo. De Passo Fundo seguimos para Vacaria, região destacada pela agricultura de precisão. Visitamos a Kesoja, uma empresa de assistência agrícola e vendedora de insumos, onde tivemos noções da atuação do técnico na consultoria em diferentes modalidades de propriedades, além de conhecermos as novidades da New Holand em implementos agrícolas. Conversamos com vendedores e funcionários, e pudemos aprender e receber orientações sobre o futuro do profissional no mercado agropecuário.

No segundo dia em Vacaria na parte da manhã visitamos a Rasip, propriedade conhecida pelo seu grande rebanho de gado holandês criados em sistema de free-stall. Também foi ministrada ao grupo uma apresentação sobre os critérios de fabricação do Gran Formaggio, o queijo italiano fabricado na fazenda. No período da tarde foi apresentada uma palestra sobre a organização de cadeias de produção de carne pelo engenheiro agrônomo e proprietário da Fazenda Clarice, Carlos Roberto Simm.

Por fim, no sábado fomos conhecer algumas propriedades na região de Vacaria, com cultivo de frutas típicas da região: maçã, pêra e blueberry. Além de visitarmos o centro da cidade. Devido a grande experiência adquirida, nós da Nutrir agradecemos ao professor Mário, a professora Cyntia, ao Milheto, aos motoristas Marcelinho e Oyan assim como todos os 36 participantes deste evento que a cada ano vem crescendo e se tornado essencial para a formação de profissionais diferenciados.