III Simpósio de Nutrição
de Ruminantes


OBJETIVOS
O III Simpósio de Nutrição de Ruminantes “Saúde do Rúmen” – Internacional é de natureza científica e tem por finalidade reunir pesquisadores de destaque na área de nutrição de ruminantes e áreas correlatas do Brasil e da América do Norte. Participarão deste evento alunos de graduação, pós-graduação e profissionais. O tema principal será o atendimento das exigências nutricionais dos ruminantes e sua interação com aspectos fisiológicos objetivando a saúde do rúmen. O objetivo central desta reunião científica é discutir os principais temas que norteiam a nutrição como alicerce para a saúde do rúmen a partir da experiência vivida no Brasil e nos Estados Unidos e as necessidades de nosso país.

JUSTIFICATIVAS
O Simpósio reunirá profissionais que firmarão parcerias para a busca do conhecimento e de soluções, ao mesmo tempo em que traçarão metas, permitindo alicerçar o desenvolvimento da produção de ruminantes no tocante a ação da nutrição.
Este evento reunirá pesquisadores, estudantes de pós-graduação e alunos de graduação das principais Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil, além de profissionais do setor, que terão a oportunidade de contatar alguns dos principais pesquisadores nacionais e internacionais. Deverão estar presentes 3 importantes pesquisadores norte-americanos TG Nagaraja (Kansas State University), Fredric N. Owens (Oklahoma State University) e Clint Krehbiel (Oklahoma State University) que se destacam pela contribuição na nutrição e saúde do rúmen e 4 pesquisadores nacionais Flávio Augusto Portela Santos (ESALQ – USP), Ricardo Andrade Reis (UNESP – Jaboticabal), Luiz Gustavo Nussio (ESALQ – USP) e Antônio Carlos Silveira (UNESP – Botucatu) que, além de se destacarem pela contribuição na área de nutrição animal, são formadores de novos pesquisadores.
Os profissionais que atuam na área de nutrição de ruminantes no Brasil, nos últimos anos, têm direcionado esforços para a determinação das exigências nutricionais de diferentes grupos genéticos, além de coordenarem estudos das características morfofisiológicas e processamento dos produtos no sentido de viabilizar tal prática. Assim, pesquisadores nacionais e empresas sentem a necessidade de que não só as exigências nutricionais para crescimento dos animais sejam atendidas, mas que visem também à saúde do rúmen. Tal direcionamento é prática comum em outros países e este Simpósio tem a oportunidade de apresentar os principais aspectos científicos que deverão ser trabalhados nos próximos anos pela comunidade científica nacional, tendo em vista as particularidades de nosso país.

Palestrantes Internacionais

Pesquisador/Palestrante - Dr. Frederic N. Owens
Ph.D. em Nutrição de Ruminantes e Bioquímica
Professor emérito de Ciência Animal da Oklahoma State University - U.S.A.
Nome conceituado internacionalmente, por suas contribuições inovadoras no estudo de desordens metabólicas, crescimento e desenvolvimento animal.

Pesquisador/Palestrante - T. G. Nagaraja
Ph.D. em Microbiologia
Professor de Microbiologia - Department of Diagnostic Medicine/Pathobiology - Kansas State University - U.S.A.
Especialista em microbiologia e manipulação ruminal, atuando em pesquisas relacionadas à melhoria do ambiente ruminal, prevenção de doenças e distúrbios metabólicos.

Pesquisador/Palestrante - Clinton R. Krehbiel
Ph.D. em Nutrição de Ruminantes
Professor Associado de Nutrição de Ruminantes, Department of Animal Science, Oklahoma State University - U.S.A.
Trabalha na pesquisa e desenvolvimento, na melhoria do desempenho e eficiência de utilização de nutrientes por parte dos animais submetidos a sistemas de produção intensivos.

Palestrantes Nacionais

Pesquisador/Palestrante - Dr. Flávio Augusto Portela Santos
Professor Livre Docente
Professor Associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz USP/ESALQ, Brasil - Departamento de Zootecnia
Este Pesquisador é considerado uma das maiores autoridades no que se refere a nutrição e alimentação animal, com ênfase em digestibilidade de nutrientes e processamento de grãos. O mesmo tem se destacado por sua atuação na área de nutrição de ruminantes, nos programas de pós-graduação da Esalq-USP-Piracicaba. O tema a ser abordado em sua palestra procura demonstrar soluções no uso de alimentos alternativos, para incrementar o desempenho zootécnico aliado à manutenção da saúde animal.

Pesquisador/Palestrante- Dr. Luiz Gustavo Nussio
Professor Livre Docente
Professor Associado Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP/ESALQ, Brasil - Departamento de Zootecnia
Este pesquisador é referência nacional e destaca-se por sua significativa participação no desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à qualidade e conservação de forragens, junto ao programa de pós-graduação da área de forragens e nutrição de ruminantes.
Tais qualificações credenciam o referido pesquisador discutir, neste simpósio, novas técnicas e manejos utilizados na confecção de silagens de plantas tropicais e os benefícios do uso destas na melhoria do ambiente ruminal e no desempenho animal.

Pesquisador/Palestrante- Dr. Ricardo Andrade Reis
Livre Docente
Prof. Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Jaboticabal - Departamento de Zootecnia.
O referido pesquisador é reconhecido por seus trabalhos sobre forragicultura e pastagens, estando em pleno desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à suplementação alimentar de bovinos criados à pasto.
A importância de tal prática para a obtenção de animais precoces e de qualidade, reforça a relevância do tema para bovinocultura de corte nacional, e a necessidade dessa abordagem deste no simpósio.

Pesquisador/Palestrante- Dr. Antônio Carlos Silveira
Livre Docente
Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Botucatu – Departamento de Nutrição Animal
Renomado pesquisador e profissional na área de nutrição de ruminantes, com atuação marcante na formação de diversos profissionais e pesquisadores da área. Atua na pesquisa de produção de bovinos superprecoces conjuntamente com pesquisas relacionadas à qualidade da carne.
O pesquisador abordará neste simpósio a utilização da raça Nelore na produção de bovinos superprecoces como ferramenta para obter uma carne de excelente qualidade, enfocando as técnicas utilizadas e os desafios a serem superados.

Organizadores
A comissão organizadora é composta por pesquisadores que compõem o Grupo de Nutrição de Ruminantes – NUTRIR – o qual surgiu da iniciativa de profissionais que hoje são os maiores doutores em nutrição de bovinos de corte do Brasil e também os responsáveis pela implantação do setor de gado de corte da UNESP de Botucatu, além de participarem ativamente no Projeto Novilho Superprecoce desenvolvido pela faculdade. Esses pesquisadores possuem significativa experiência na área de nutrição de ruminantes e se encontram em pleno desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e científicas. A escolha dos membros desta comissão se pautou principalmente na similaridade da linha de pesquisa que desenvolvem e na necessidade sentida de discutir os rumos das pesquisas na área de nutrição e saúde do rúmen no que tange o aprofundamento teórico e o contato com inovações científicas e tecnológicas.

A comissão organizadora é compreendida pelos seguintes profissionais:

Mário De Beni Arrigoni(Responsável pelo evento)
Professor Adjunto
Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal – FMVZ – UNESP - Botucatu
Coordenador Executivo do Campus da UNESP Dracena
Responsável pelo Confinamento Experimental da FMVZ – UNESP Campus Botucatu

Cyntia Ludovico Martins
Pós-doutora em Nutrição Animal

Antônio Carlos Silveira
Professor Titular
Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal – FMVZ – UNESP - Botucatu
Coordenador do Projeto Novilho Super Precoce

Danilo Domingues Millen
Mestrando do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal
Confinamento Experimental de Bovinos de Corte
UNESP Campus de Botucatu

Rodrigo D. L. Pacheco
Mestrando do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal
Confinamento Experimental de Bovinos de Corte
UNESP Campus de Botucatu

Fotos